Biosistemas Integrados



Significa a mudança no conceito de modelo produtivo, onde deixa-se de lado a forma linear de produção em que os resíduos são considerados normais e parte-se para um sistema integrado onde tudo tem utilização e pode ser reaproveitado como matéria prima para um novo ciclo de produção. Esta reformulação conceitual anuncia uma nova revolução onde a espécie humana busca imitar os ciclos sustentáveis da natureza. Ao invés de esperar que a terra produza cada vez mais, deve-se aprender a fazer mais com o que a terra já produz : A utilização total das matérias-primas, acompanhada do uso de energias renováveis, significa que a utilização dos recursos terrestres podem ser mantidos em níveis de sustentabilidade. O conceito de Bio Sistema Integrado (BSI) foi desenvolvido no Brasil pelo especialista em Permacultura Prof. George Chang, pelo Presidente da Fundação Gaia Prof. Jose Luzenberger e pelo Presidente do Hamburger Umweltinstitut e. V. Prof. Michael Braungarten, com patrocínio da União Européia, coordenação científica da engenheira biológica Katja Hansen e direção internacional do jornalista Douglas Mulhall.

BIOSISTEMAS INTEGRADOS - Definição do Sistema :

Ao longo dos últimos 12 anos, o conceito de Bio Sistema Integrado (BSI) difundido pelo OIA, pode ser testado em Chengdu na China, Extremadura na Espanha, Matagalpa na Nicarágua, além do Brasil, onde já atua nas regiões Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste, totalizando 70 projetos que atendem a cerca de 15 mil pessoas. Toda forma de resíduo orgânico animal ou vegetal pode ser tratada e re-inserida em novo ciclo, mas são as dejeções humanas nas áreas urbanas e os resíduos de animais e da agricultura nas zonas rurais que melhor podem fazer uso do conceito de BSI.
Os BSI podem ser adaptados a cada situação local. Para residências e sítios de lazer a forma mais utilizada é a que se compõe de: biodigestor com filtro e dispersão do efluente tratado em zonas de raízes para fertirrigação seja dos jardins como de áreas de cultivo; para comunidades com até 500 moradores tem sido instalado duplo biodigestor com caixas separadoras de lodo seguido por filtro de contacto com paredes de transbordamento e represamento; para áreas agrícolas o OIA sugere sempre pesquisar o que já existe funcionando na região para otimizar a inversão. Os modelos mais usados tem sido de biodigestores em série com tamanhos que variam de 10 a 100 metros cúbicos por unidade. Filtros e áreas de contacto com zonas de raízes, tanques de algas, peixes, macrófitas, composteiras, zonas de cultivo ou recuperação de áreas degradas são fundamentais para o reuso do efluente tratado nos biodigestores. As três versões reduzem coliformes, DBO e DQO acima de 90%, atendendo as normativas de saneamento.
Melhoramentos como tanques profundos e produção intensiva permitem um gerenciamento mais eficiente da terra, abrindo assim um número maior de usuários.
Processados em biodigestores e filtros de contato, tanques de oxidação, sedimentação, aeração, peixes e macrófitas, os resíduos, livres de carga poluente, são utilizados na criação de peixes e aves, e na adubação de flores e hortaliças. O biogás é utilizado para cozinhar.
Esta tecnologia saneia o habitat humano, agrega valor a cadeia produtiva e preserva o meio ambiente, já que o tratamento devolve a água ao rio em estado de balneabilidade, sem riscos de contaminação à natureza.

BIOSISTEMAS INTEGRADOS - Conceito

Estágio 01: O esgoto produzido é coletado e levado ao biodigestor o mais próximo possível das residências.
Estágio 02: O biossólido é retirado periódicamente, desidratado ao sol e aproveitado como adubo orgânico.
Estágio 03: O gás é utilizado na cozinha dos Centros Comunitários onde o Biossistema foi implantado.
Estágio 04: A água flui para a estação de reciclagem dos nutrientes com tanques de sedimentação aeração e oxigenação por algas verdes
Estágio 05: Na etapa seguinte, a água passa por lâminas sutis, seguindo para o tanque de peixes onde crescem tambacús, pacús, curimatãs, tilápias e segue por gravidade para os tanques de macrófitas

Onde não se constrói tanques, um filtro biológico é instalado após a caixa de compensação do biodigestor, seguido por zona de raízes que filtram e por evapotranspiração consomem a maior parte do efluente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário